Carregando...

Paraná cria Associação de Produtores de Peixes para impulsionar piscicultura


Durante o 21º Seminário Estadual de Aquicultura realizado no Norte do Paraná, foi constituída a Associação Peixe Paraná, destinada a produtores do setor.

O evento marcou a oficialização da entidade, que busca organizar e expandir a produção de pescados no estado, contando com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) na coordenação e mediação das atividades.

O Paraná, líder nacional na produção de pescados com cerca de 200 mil toneladas produzidas em 2023, vê na Peixe Paraná uma oportunidade de aumentar ainda mais sua eficiência produtiva, conforme indicado pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Vânia Moda Cirino, presidente em exercício do IDR-Paraná, destacou a importância da iniciativa, especialmente para a agricultura familiar, mencionando o esforço em disseminar conhecimento e tecnologia no setor. Ela também relembrou o lançamento do aplicativo “Venda seu peixe”, no ano anterior, como uma ferramenta de apoio à comercialização.

Com sua base em Toledo, Oeste do Paraná, a Peixe Paraná aproveitou a exposição para iniciar o cadastramento de produtores interessados, planejando expandir suas adesões pelo estado ao longo do ano.

Valério Angelozi, presidente da associação, enfatizou o objetivo de conquistar maior representatividade para o setor e destacou o momento favorável da piscicultura no estado, impulsionado pela crescente demanda por proteínas saudáveis.

O evento contou com a presença de Jackson Luiz da Cruz Pineli, representando o Ministério da Aquicultura e Pesca, que reconheceu o destaque do Paraná no setor e manifestou o interesse em estabelecer parcerias.

O Seminário Estadual de Aquicultura, uma iniciativa da Sociedade Rural do Paraná e do Sistema Estadual de Agricultura junto à Universidade Estadual de Londrina (UEL), ofereceu uma programação diversificada com palestras abordando temas como sanidade, gestão, tecnologia, nutrição, manejo e melhoramento genético, visando o fortalecimento da aquicultura paranaense.

Fonte: https://www.agrimidia.com.br/
Foto: Reprodução