Carregando...

​Peixe de água doce X Peixe de água salgada


Os peixes são divididos entre peixes de água doce ou peixes de água salgada (há exceções), apenas essa diferença de origem pode causar uma alteração nas características deles. Uma das características que diverge é a carne do peixe. O peixe de água doce é mais gorduroso e tem um sabor mais marcante. Já o peixe de água salgada é logicamente mais salgado, porém a carne é mais leve e menos gordurosa. Os peixes de água salgada ainda podem ser divididos, entre peixes de água quente, que tem a carne mais mole e os peixes de água fria, que tem a carne mais dura e gordurosa como no caso do salmão e do atum.
 
Peixes de água salgada
 
Os peixes de água salgada são mais enérgicos, dado ao espaço maior que tem para nadar, também costumam ser maiores (há exceções) e muitas vezes coloridos. Possuem características fisiológicas distintas, pois no mar há um alto teor de sais e isso os influência diretamente.
Os pescados vindos do mar têm uma quantidade superior de sódio e de iodo – o iodo é importante para o funcionamento da glândula tireoide. Sendo assim, quem tem problema de hipertensão arterial deve dar preferencia a peixes de água doce ou consumir em menor quantidade o peixe de água salgada. Já alguns peixes de água doce podem ter uma quantidade maior de gordura, ou seja, serem mais calóricos.
 
Os peixes de água salgada, em maioria possuem grande quantidade ômega 3, considerado gordura boa e aliada ao cérebro e ao coração. Ajuda na redução do colesterol e também fortalece o sistema imunológico.
 
Peixes de água doce
 
Os peixes de água doce geralmente são menores e encontrados em lagos e rios. Com características fisiológicas diferentes dos peixes que vivem em água salgada. Os líquidos corporais nos peixes de água doce são mais concentrados.
 
Os peixes de água doce, em sua maioria, são ricos em nutrientes como vitaminas e minerais, tais como selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, vitamina B6, entre outros que atuam de forma benéfica no organismo. Acelerando o metabolismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, prevenindo vários tipos de câncer, além de melhorar a saúde do cabelo e fortalecer o sistema imunológico.
 
Com todas essas informações, esperamos ter ajudado na decisão de qual peixe se adapta melhor a sua preferência. Lembrando pessoal que a carne do peixe, não importa se de água doce ou salgada faz super bem para a saúde, não deixe de consumir!
 
Então galera, ficou alguma duvida sobre peixes de água doce ou peixes de água salgada? Tem alguma dica ou receita que gostaria de nos contar? Compartilhe a sua experiência e vamos deixar a cozinha de todo mundo mais simples e gostosa.
Por Guia do Peixe
Foto: Divulgação