Carregando...

​Período de piracema começa nesta sexta-feira (1º) e pesca fica proibida por quatro meses



O período da piracema começa nesta sexta-feira (1º) no Tocantins e a pesca fica proibida durante quatro meses. Neste intervalo, em que os peixes se reproduzem, haverá a permissão da pesca esportiva com a prática do pesque e solte e a pesca de subsistência para os ribeirinhos. A fiscalização vai até o dia 29 de fevereiro de 2020.
 
O Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) explica que a medida é para a proteção dos cardumes que, neste período, nadam contra a correnteza para realizar a desova.
 
Para coibir a prática ilegal, o Governo do Estado informou que haverá fiscalização integrada contando com a atuação dos órgãos federal, estadual e municipal. Este ano, aeronaves e drones serão utilizados para ampliar a capacidade de monitoramento.
 
 
Quem for flagrado em situação de pesca ilegal poderá pagar multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil. O pescador também pode ficar preso por até 3 anos.
 
O Naturatins alerta aos pescadores que, além da piracema, há também a norma que estabelece o período de defeso do pirarucu. A proibição para a pesca desta espécie se estende até o dia 31 de março do ano que vem.
O conteúdo é do G1 Tocantins