Carregando...

Pesca e Aquicultura assina termo de cooperação com a Codevasf para desenvolvimento de projetos e ações no Tocantins


O Governo do Tocantins através da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), assinou na terça-feira, 20,  um termo de cooperação com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), para execução conjunta de projetos que fortalecerão os trabalhadores tocantinenses do setor aquícola e pesqueiro.  O termo foi assinado da Superintendência Regional da Codevasf, em Palmas. 

Além do projeto Vida nas Águas, Trilha da Pesca, o termo prevê ainda logística, mobilização e divulgação de diversas outras ações que serão trabalhadas conjuntamente entre a Sepea e a Codevasf, visando o crescimento da pesca e aquicultura e também a revitalização da ictiofauna, conjunto de peixes de uma determinada região ou ambiente.

A secretária Miyuki Hyashida destacou a importância de ter a Codevasf como parceira, já que a Companhia realiza diversos projetos importantes para o setor. “Os termos de cooperação, eles são muito importantes dentro do nosso programa Trilha da Piscicultura e a Codevasf, é um parceiro que já tem uma grande expertise dentro da área, tanto de pesca como da aquicultura, principalmente ali no Vale do São Francisco, onde já fizeram diversos trabalhos e projetos que já são sucesso. Então da mesma forma, temos que aproveitar o trabalho e a presença da Companhia no nosso Estado para que possamos fazer essa parceria que tanto facilita, como agiliza grande parte do processo desses grandes projetos que a gente trabalha em conjunto”, disse.

O superintendente da Codevasf no Tocantins, César Félix Fragoso, falou sobre como o termo de cooperação vai contribuir na construção de projetos nos municípios. “Hoje é um dia muito importante para nós da Codevasf, em poder estar assinando esse termo de cooperação juntamente com a secretária Miyuki. Para nós que estamos chegando agora no Estado, esse projeto vai contribuir muito. Através desse projeto, nós vamos poder mostrar o nosso trabalho lá fora, nos municípios, para tomar conhecimento. Essa ação é mais uma de várias que a Codevasf pode desenvolver hoje no Tocantins. Parabéns à secretária Miyuki por essa iniciativa. Estamos aqui para contribuir e poder ajudar um pouco mais”, ressaltou.

O diretor de desenvolvimento da pesca, Dyego Reis, também participou da assinatura do termo e explicou que a partir dele, vários programas serão desenvolvidos e vão ajudar no fortalecimento da cadeia produtiva no Estado. “O termo de cooperação com a Codevasf é um termo extremamente importante, primeiro porque a Codevasf é a referência hoje de muitos projetos que são desenvolvidos no meio da aquicultura, no meio da pesca. É um parceiro de fortalecimento de toda a cadeia produtiva. A partir desse termo de cooperação, nós conseguiremos desenvolver vários programas no interior do Estado, programas municipalistas, inclusive, que incluem o nosso programa principal que é o Trilha da Piscicultura e também os programas de repovoamento e recuperação de ecossistemas, em que a Codevasf já é experiente e é considerada a principal referência brasileira. Então, a Companhia tem condições de contribuir bastante com a Secretaria no fortalecimento de toda essa cadeia produtiva e, claro, vem somar esforços aí na sua expertise intelectual e científica, no desenvolvimento de novos projetos que podem ser realizados a partir desse termo”, finalizou.


Por Lucas Eurilio/Governo do Tocantins
 Foto: Kenar Lima/Governo do Tocantins