Carregando...

Pesca e Aquicultura colabora na entrega de 10 mil alevinos à comunidade quilombola de Almas e divulga curso



 
Fortalecendo a Agricultura Familiar das comunidades quilombolas da região sudeste do Estado, a Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) participou da entrega de 10 mil alevinos a 100 famílias, pelo Projeto Pirapitinga, em Almas. A doação foi organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Na ocasião, a Sepea divulgou o curso de análise da qualidade da água, que ocorrerá durante a AgroSudeste, em abril deste ano.
 
Serão beneficiadas pela capacitação, mulheres do Projeto Barraginha e alunas do Colégio Agropecuário de Almas. “Minha expectativa é crescer. Mexer com peixe, com muita fé em Deus”, afirmou empolgada a senhora Maria José de Brito Santana, 59 anos, que já garantiu a sua inscrição.
 
“A Secretaria da Pesca, em parceria com a Secretaria da Mulher, veio participar dessa distribuição, como convidados, mas também como fomento para a piscicultura aqui no Estado e principalmente para divulgar o nosso curso que vai ter na AgroSudeste, onde nós vamos ensinar as mulheres a fazerem as medições da qualidade de água. Então esse curso vai ser bem bacana e uma oportunidade para essas mulheres entrarem de cabeça na piscicultura e tomarem a frente dessa atividade”, disse a zootecnista Thaís Castelo Branco, técnica da Sepea.
 
Os agricultores familiares também receberam rações para os peixes e foram orientados sobre a forma correta do manejo para garantir a sobrevivência e desenvolvimento dos alevinos. “Os do ano passado já estão desse tamanho aqui. Já dá mais de meio quilo. Bom demais!”, comemorou dona Lauracy Valadares dos Santos Rocha, lavradora de 62 anos.
 
AgroSudeste
 
O Governo do Tocantins apoia a realização da Feira Agrotecnológica do Sudeste do Tocantins (AgroSudeste), marcada para ocorrer entre os de 10 e 13 de abril, e a equipe da Sepea foi conhecer o complexo da piscicultura que está sendo construído no Colégio Agropecuário de Almas e será inaugurado no evento.
 
Durante a visita, Thiago Tardivo, diretor de desenvolvimento da Aquicultura da Sepea, destacou: “Hoje acompanhamos a entrega dos alevinos e conhecemos essa bela estrutura, fruto da parceria entre a Sepea, o Ruraltins e o Governo do Estado. A Sepea irá colaborar na estruturação, reconhecendo a importância de integrar um polo de produção de peixe. O Colégio, com sua expertise em desenvolver atividades com os alunos, já possui uma estrutura excelente para capacitação de mão de obra, um aspecto crucial para o avanço da piscicultura no Estado do Tocantins e no Brasil.”
 
O coordenador da feira, João de Albuquerque Filho, que é extensionista rural do Ruraltins, enfatizou que a parceria com o Governo do Estado e o apoio do governador Wanderlei Barbosa tem sido um divisor para o sucesso da feira, que está se consolidando na região. “Agradeço muito a parceria com o governo do Estado e o olhar sensível do governador, que permite que a gente ofereça muitos benefícios à comunidade, como esse curso da Sepea e Secretaria da Mulher, que vai acontecer em um dos maiores dias de campo do Estado do Tocantins”, destacou João.

Por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Foto: Divulgação