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Pescado na internet: influenciando mentes e pratos
Influenciadores, chefs e restaurantes dedicados a falar sobre pescado na internet têm atuação importante para levar essa proteína ao conhecimento - e prato - de um número crescente de pessoas. Leia a matéria completa em "Na Cozinha", na edição #49 da Seafood Brasil, que está disponível no link no final deste texto.
Há muito tempo caiu em desuso recorrer aos bons e velhos livros de receitas para descobrir o melhor pescado e receita para uma refeição em família. Hoje basta um celular na mão e qualquer um tem acesso às informações sobre o produto, da origem da espécie aos cortes, ingredientes que harmonizam melhor com o preparo.
Esse movimento nasce com a expansão tecnológica, o acesso à internet, a popularização das redes sociais pelo mundo e o número cada vez mais crescente de influenciadores digitais que possuem um significativo impacto nas pessoas e na sociedade.
Neste cenário, esses influenciadores como chefs, restaurantes dedicados e pessoas que gostam de falar sobre o segmento de pescado também têm desempenhado um papel crucial na popularização e no consumo de pescado no Brasil.
Uma Pesquisa Global do Consumidor, disponível no site Statista, mostrou que o Brasil é o País onde as pessoas mais realizaram compras após um influenciador digital anunciar o produto.
O estudo, inicialmente realizado em 2019 e posteriormente em 2022, indica como essa influência segue ganhando força no País. Em 2019, cerca de 36% dos entrevistados afirmaram de forma categórica que compraram algum produto após ter sido indicado
por um influencer. Já em 2022, esse número subiu para cerca de 44%.
Rafael Moraes, chef de cozinha e idealizador do Peixe No Prato, é um destes exemplos e produz conteúdo diário há mais de cinco anos sobre pescado. Com uma extensa trajetória em restaurantes e grande amor por pescado, o chef viu nas redes sociais
a possibilidade de desenvolver um novo trabalho.
“Eu queria trazer toda a minha experiência e conhecimento para as pessoas, só que não era fácil quebrar essa barreira da comunicação técnica para falar com o consumidor final”, conta.
Das necessidades feitas a partir da compreensão dos seus seguidores, Moraes começou a elaborar um conteúdo mais direcionado que possibilitou o crescimento do perfil que, atualmente, tem cerca de 135 mil seguidores interessados nas dicas e receitas sobre pescado.
A crescente influência da internet na vida das pessoas levou o médico veterinário André Medeiros a iniciar uma trajetória de influenciador na internet, buscando, conforme ele, difundir a informação técnica de confiança acerca da cadeia produtiva do pescado e um maior entendimento do grande público sobre seu funcionamento adequado. Assim, o consumidor pode obter um produto com qualidade e segurança.
“A ideia é promover de modo facilitado a extensão aquícola e pesqueira e alavancar o consumo consciente dessa proteína animal, que traz inúmeros benefícios à saúde humana”, diz.
Ele estabeleceu uma parceria entre sua empresa de consultoria Food Consultancy com o Restaurante Ocyá para criar a série Do Mar, disponibilizada no perfil de seu Instagram. A série retrata informações técnicas sobre anatomia, captura e suas restrições, sustentabilidade e características nutritivas de espécies de peixes utilizados nos pratos de alta gastronomia no Ocyá.
Também consciente da grande influência das redes sociais nas vidas das pessoas e vendo a possibilidade de ajudá-las a comerem melhor, o chef Thiago Sodré também dedica boa parte do seu tempo diário à produção de conteúdos para o Instagram, Youtube, TikTok e Facebook.
“O meu maior objetivo nas redes sociais é incentivar as pessoas a cozinharem mais. Quero tirar o medo que muita gente tem da cozinha e mostrar que as coisas podem ser muito mais simples e fáceis de fazer do que elas imaginam”, diz. Com essa missão, Sodré faz todos os tipos de receitas nas redes sociais, das mais simples às mais elaboradas.
Com um caminho mais longo nas redes sociais, o também médico veterinário César Calzavara da Nóbrega é mestre em recursos pesqueiros e aquicultura e atua nas redes sociais para a pesca ser mais valorizada. “Mostro que fazendo a manipulação correta do pescado, teremos um valor agregado maior, melhor aproveitamento e diminuição de desperdícios. Dessa forma, o consumidor final recebe em sua mesa um produto com sabor mais agradável, interferindo positivamente em toda cadeia e melhorando receita sem necessariamente ter que pescar volumes maiores de peixes”.
É isso que ele vem fazendo através do seu perfil no Instagram e seu canal no Youtube: mostrando aos pescadores, peixeiros, restaurantes e consumidores como trabalhar melhor o peixe.
Por Seafood Brasil
Foto: Divulgação
Há muito tempo caiu em desuso recorrer aos bons e velhos livros de receitas para descobrir o melhor pescado e receita para uma refeição em família. Hoje basta um celular na mão e qualquer um tem acesso às informações sobre o produto, da origem da espécie aos cortes, ingredientes que harmonizam melhor com o preparo.
Esse movimento nasce com a expansão tecnológica, o acesso à internet, a popularização das redes sociais pelo mundo e o número cada vez mais crescente de influenciadores digitais que possuem um significativo impacto nas pessoas e na sociedade.
Neste cenário, esses influenciadores como chefs, restaurantes dedicados e pessoas que gostam de falar sobre o segmento de pescado também têm desempenhado um papel crucial na popularização e no consumo de pescado no Brasil.
Uma Pesquisa Global do Consumidor, disponível no site Statista, mostrou que o Brasil é o País onde as pessoas mais realizaram compras após um influenciador digital anunciar o produto.
O estudo, inicialmente realizado em 2019 e posteriormente em 2022, indica como essa influência segue ganhando força no País. Em 2019, cerca de 36% dos entrevistados afirmaram de forma categórica que compraram algum produto após ter sido indicado
por um influencer. Já em 2022, esse número subiu para cerca de 44%.
Rafael Moraes, chef de cozinha e idealizador do Peixe No Prato, é um destes exemplos e produz conteúdo diário há mais de cinco anos sobre pescado. Com uma extensa trajetória em restaurantes e grande amor por pescado, o chef viu nas redes sociais
a possibilidade de desenvolver um novo trabalho.
“Eu queria trazer toda a minha experiência e conhecimento para as pessoas, só que não era fácil quebrar essa barreira da comunicação técnica para falar com o consumidor final”, conta.
Das necessidades feitas a partir da compreensão dos seus seguidores, Moraes começou a elaborar um conteúdo mais direcionado que possibilitou o crescimento do perfil que, atualmente, tem cerca de 135 mil seguidores interessados nas dicas e receitas sobre pescado.
A crescente influência da internet na vida das pessoas levou o médico veterinário André Medeiros a iniciar uma trajetória de influenciador na internet, buscando, conforme ele, difundir a informação técnica de confiança acerca da cadeia produtiva do pescado e um maior entendimento do grande público sobre seu funcionamento adequado. Assim, o consumidor pode obter um produto com qualidade e segurança.
“A ideia é promover de modo facilitado a extensão aquícola e pesqueira e alavancar o consumo consciente dessa proteína animal, que traz inúmeros benefícios à saúde humana”, diz.
Ele estabeleceu uma parceria entre sua empresa de consultoria Food Consultancy com o Restaurante Ocyá para criar a série Do Mar, disponibilizada no perfil de seu Instagram. A série retrata informações técnicas sobre anatomia, captura e suas restrições, sustentabilidade e características nutritivas de espécies de peixes utilizados nos pratos de alta gastronomia no Ocyá.
Também consciente da grande influência das redes sociais nas vidas das pessoas e vendo a possibilidade de ajudá-las a comerem melhor, o chef Thiago Sodré também dedica boa parte do seu tempo diário à produção de conteúdos para o Instagram, Youtube, TikTok e Facebook.
“O meu maior objetivo nas redes sociais é incentivar as pessoas a cozinharem mais. Quero tirar o medo que muita gente tem da cozinha e mostrar que as coisas podem ser muito mais simples e fáceis de fazer do que elas imaginam”, diz. Com essa missão, Sodré faz todos os tipos de receitas nas redes sociais, das mais simples às mais elaboradas.
Com um caminho mais longo nas redes sociais, o também médico veterinário César Calzavara da Nóbrega é mestre em recursos pesqueiros e aquicultura e atua nas redes sociais para a pesca ser mais valorizada. “Mostro que fazendo a manipulação correta do pescado, teremos um valor agregado maior, melhor aproveitamento e diminuição de desperdícios. Dessa forma, o consumidor final recebe em sua mesa um produto com sabor mais agradável, interferindo positivamente em toda cadeia e melhorando receita sem necessariamente ter que pescar volumes maiores de peixes”.
É isso que ele vem fazendo através do seu perfil no Instagram e seu canal no Youtube: mostrando aos pescadores, peixeiros, restaurantes e consumidores como trabalhar melhor o peixe.
Por Seafood Brasil
Foto: Divulgação