Carregando...

​Pesquisa da Sectur avalia serviços e perfil de competidores do Torneio Pesca Tocantins



 A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Superintendência de Turismo, divulgou o resultado da pesquisa sobre o perfil das participantes do torneio Pesca Tocantins, ocorrido entre os dias 5 e 6 de março no lago da barragem da Usina Luís Eduardo Magalhães.
 
O evento contou com 360 pescadores, distribuídos em mais de 100 equipes e competidores de vários estados brasileiros, com participantes de São Paulo, Pará, Maranhão e Paraná e um competidor da Alemanha.
 
A pesquisa, realizada para o Observatório do Turismo do Estado do Tocantins, tem o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços e produtos ofertados e identificar o perfil dos turistas e competidores do evento. As respostas contribuirão para orientar tanto o setor público quanto o setor privado nas ações de melhoria contínua do destino turístico.
 
“O Tocantins possui um grande potencial hídrico, que abriga diversas espécies de peixe e favorece a atividade de pesca esportiva de forma consciente e sustentável. Nesse sentido, a pesquisa contribuirá para aprimorarmos nossas ações a fim de tornar o lago um grande atrativo que fomentará toda cadeia do turismo”, pontua o titular da Sectur, Hercy Filho.
 
Pesquisa
 
Elaborada por levantamento de amostragem, a pesquisa aponta que mais de 98% dos participantes correspondem ao sexo masculino, sendo que apenas 1,6% do sexo feminino. Os participantes tinham idade entre 18 e 59 anos, com 70,5% casados. Em relação ao grau de instrução, 34% tinham formação superior, sendo que 29,5% eram empresários, com renda superior a R$ 10 mil. A pesquisa mostra ainda que 93,4% dos participantes eram do Tocantins, sendo que os demais participantes eram provenientes de outros estados, a exemplo do Pará, com 3,3%; do Maranhão, 1,6%; e São Paulo, com 1,6%.
Por Sectur
Foto: Divulgação