Carregando...

​Plataforma da Embrapa é pioneira em informações georreferenciadas, padronizadas e organizadas sobre aquicultura no Brasil


A plataforma construída a partir de um sistema de informações geográficas permite visualizar sobre o mapa do Brasil centenas de dados sobre o segmento: associações de aquicultores, laboratórios de formas jovens, fábricas de ração e de gelo, empresas de consultoria na área, de produtos para sanidade, de equipamentos, unidades de beneficiamento e até instituições de ensino com cursos na área.
“Esta é a primeira vez que elaboramos um SITE voltado a uma atividade econômica específica, o que foi uma das dificuldades e uma das inovações do trabalho”, pontua o geógrafo André Farias, analista da Embrapa Territorial (SP).
 
"Trata-se de um sistema inédito, não existem informações georreferenciadas, padronizadas e organizadas sobre aquicultura no Brasil. Não há nenhum banco que compile essas informações. Além do ineditismo do sistema, ele tem o objetivo de facilitar o diálogo entre os formuladores de políticas públicas e os produtores aquícolas", explica a geógrafa Marta Ummus, da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), que lidera o projeto.
 
O SITE apresenta dados de produção de 24 espécies aquícolas. O usuário pode consultar os números nacionais ou de uma unidade da federação e visualizá-los no mapa. Reúne dados de 12 instituições, como IBGE, ANA e Ministério da Agricultura, além de secretarias estaduais do Meio Ambiente. Eles estão dispostos em 296 camadas de informação em seis quadros.
 
A geóloga Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, conta que o projeto do SITE Aquicultura surgiu para resolver um problema: a ausência de dados estruturados sobre o setor.
 
O GeoWeb do SITE Aquicultura foi lançado esse ano durante evento virtual de comemoração aos 12 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura. Para saber mais sobre a equipe que faz parte desse projeto clique em: https://www.embrapa.br/site-aquicultura/equipe
 Fonte: EMBRAPA
Foto: Divulgação