Carregando...

​Produção de ouriço-do-mar em Portugal – o caviar da costa portuguesa


Considerado por muitos portugueses o “caviar” do mar, o ouriço-do-mar é uma espécie de elevado valor comercial e sua procura tem aumentado exponencialmente na gastronomia gourmet, uma vez que as gônadas (ovas) desses animais, que compõe cerca de 10 a 20% da sua biomassa total, têm sido muito apreciadas, tanto em Portugal quanto em outros países, principalmente Japão, França e Espanha.
 
Esse aumento na demanda tem levado ao esgotamento dos bancos naturais, gerando um impacto negativo no ecossistema aquático. Atualmente já não é fácil encontrá-los na costa portuguesa. Dessa forma, um grupo de pesquisadores da MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em Portugal, busca tornar viável a produção de ouriços-do-mar em aquicultura.
 
O objetivo é produzir de forma rentável, otimizando o método de produção para que se torne viável e com reduzido impacto ambiental. A espécie escolhida é Paracentrotus lividus, a mais comum da costa portuguesa e o cultivo será realizado em um sistema de aquicultura multitrófica integrada, com recirculação da água.
Quanto a reprodução, considerada complexa, os pesquisadores ainda estão investigando e ajustando os fatores que podem influenciar, como temperatura, alimentação, iluminação, salinidade etc, a fim de produzir larvas de ouriço-do-mar viáveis e formar protocolos concretos do processo de reprodução, desenvolvimento e crescimento.
 
O projeto, iniciado em 2019, conta com um financiamento de 202 mil euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.
 
Fonte: Publico PT
Por Aquaculture  Brasil 
Foto: Divulgação