Carregando...

​Quais são as principais características dos peixes?


Como pertencem ao Reino Animal, os répteis compartilham todas as características comuns desses seres. Contudo, o que as fizeram se agrupar aqui foram a combinação de algumas características específicas:
São exclusivos do ambiente aquático, podendo ser de água doce ou salgada. Alguns peixes só vivem em um tipo de água, mas há exceções que conseguem transitar pelos dois tipos dependendo da fase de vida!
O corpo é hidrodinâmico e fusiforme. Isso significa que a sua estrutura é adaptada à boa movimentação na água e tem formato cilíndrico com as pontas mais estreitas.
Os músculos são segmentados para abranger maiores movimentos e nadar melhor.
Os membros se desenvolvem e se alteram para formar barbatanas e nadadeiras
O corpo é coberto por escamas lisas e muco. Isso facilita o deslocamento na água à medida em que reduz o atrito entre o peixe e o líquido.
Os peixes são animais exotérmicos/ectotérmicos/pecilotérmicos. Isso significa que a temperatura do seu corpo varia de acordo com a do ambiente.
Sua alimentação pode ser herbívora, carnívora ou detritívora, mas há diversas relações em que eles podem se envolver: predatismo, comensalismo, mutualismo etc.
Os peixes possuem uma linha lateral que é responsável pela captação dos movimentos na água. Ao longo dessa linha são encontrados diversos sensores que transmitem as informações às células nervosas.
Alguns peixes possuem a bexiga natatória, uma estrutura que incha e murcha para ajudar na flutuação e altitude do nado.
Os peixes têm o fígado cheio de óleo,  para auxiliar na flutuação.
Por Beduka Blog
Foto: Divulgação