Carregando...

Qual o perigo para a saúde de vermes encontrados em peixes?


 
 A  jornalista e apresentadora Tatiana Sobreira do programa "Conversa Franca", da WEB TV Em Tempo, recebeu o médico veterinário Gustavo Valladão e o biólogo, pesquisador e empresário no ramo da piscicultura , Alexandre Honczaryk.
 
Verme
 
Durante a entrevista, os profissionais responderam às perguntas sobre um vídeo que viralizou nas redes sociais, em que um Tucunaré (peixe regional de água doce) é visto com vermes nos olhos.
 
Os especialistas confirmam que se trata de um vídeo verdadeiro, pois os parasitas se proliferam nos peixes como uma espécie de hospedeiro. O que é falso na publicação é o texto. A postagem informa que várias pessoas morreram por conta dos parasitas. O veterinário Gustavo alertou que a informação não tem fundamento.
"Existem parasitas de todos os tipos nos peixes. Na água existem vários tipos de bactérias, fungos e parasitas e eles estão em interação no ambiente natural. São larvas de grupos que precisam de mais de dois hospedeiros.""
Gustavo Valladão, Médico veterinário
O médico veterinário ressaltou que é muito comum que os peixes tenham esse tipo de parasitas. Se houver manipulação e cozimento corretos do peixe , não há, no entanto, a possibilidade de contaminação e ressaltou que o mercado da piscicultura é muito importante para o Brasil.
"A piscicultura é bastante recente no Brasil como atividade econômica, o que existia era a piscicultura como atividade não econômica. Ela se baseou bastante nas espécies de peixes fornecidos ao Brasil, como as carpas vindas dos países orientais. Hoje nós precisamos pensar como atividade basicamente que dê lucro","
Alexandre Honczaryk, Pesquisador Inpa e empresário
 
As universidades estão desenvolvendo novos profissionais para o mercado da piscicultura. Alexandre e Gustavo enfatizaram que esse mercado no Amazonas é enorme e demanda mão-de-obra especializada na área.
Por Bruna  Oliveira
Foto: Divulgação

Reprodução: Youtube