Carregando...

​Retomada do Araguaia tem gigantes na ponta da linha


O Araguaia, em Goiás, é um lugar cobiçado pelos pescadores que buscam por grandes emoções na ponta da linha. E quando digo grande, é grande mesmo! Pirararas e piraíbas são as principais espécies procuradas na região, principalmente em Luiz Alves. E o retorno do turismo de pesca esportiva tem resultado em bons troféus.
 
 
 A pousada Asa Branca, por exemplo, já está recebendo os turistas com todos os protocolos de saúde recomendados. “Estamos seguindo as normas de saúde para oferecer o melhor aos nossos turistas, sem falar dos peixes. A ação de pesca está excelente”, conta Carlinhos, assim conhecido, o proprietário da Asa Branca.
 
 
 O rio Araguaia está repleto de peixes e muitos turistas já tiveram na região de Luiz Alves e comprovaram o fato. Diego Guizzi, de São Paulo, esteve na pousada Asa Branca, lugar que costuma frequentar ao menos duas vezes por ano. “Estive na pousada de 09 a 15 de agosto. Fui atrás de piraíba e peguei sete, algumas piraíbas passaram de dois metros, além disso, também fisguei duas pirararas. Está bom demais de peixe lá”.
 
 
 Outro pescador que também esteve na região, na Asa Branca, foi o Douglas Irber, de Pranchita, no Paraná. “Eu estive nos dias 19 até 21 de julho. Todos os dias fui buscar os peixes de couro, meus amigos foram em busca de tucunaré, que estava bom demais. Eu pesquei três pirararas e uma piraíba, nos três dias que fiquei por lá. E todos na região estão seguindo as recomendações de saúde, então, isso traz segurança para o turista”, revela.
 
 
 
O Presidente da Associação de Barqueiros e Pescadores Artesanais de Luiz Alves, Wanderson Santana Araújo, conta que as pousadas da região estão todas atendendo com capacidade reduzida, mas o retorno está sendo positivo. “Tem saído muita piraíba aqui na região, você não faz ideia. O rio está ótimo para pesca. Devido a pressão de pesca ter diminuído, o rio está com muita ação de peixe. Os turistas podem vir para a região e ficar tranquilos, pois aqui em Luiz Alves todos os cuidados para garantir a saúde e a segurança estão sendo tomados, tanto pelos guias de pesca, quanto pelas pousadas da região”, relata.
 
 
 
Luiz Alves e o rio Araguaia estão de portas abertas para receber os turistas que desejam ação na ponta da linha e aproveitar o contato com a natureza. A região, que também possui muitas praias, é o cenário perfeito para relaxar depois de dias de tensão causados pela pandemia. O local está tomando todos os cuidados, agora cabe a você, turista também se cuidar. Cada um fazendo a sua parte, a experiência no Araguaia, tem tudo para ser inesquecível. E aí, pescador, já preparou a sua mala?
Por Laís Vanessa – FishTV
Foto: Divulgação