Carregando...

​Rico em nutrientes, pescado é importante para dieta saudável



Pescados em geral costumam apresentar baixo teor de gordura e bons índices de vitaminas, minerais e, principalmente, ácidos graxos da família ômega 3
 
Utilizado na alimentação humana desde os primórdios, o pescado se destaca na comparação com outras fontes animais por sua importância nutricional, sendo ótima opção para quem busca por uma dieta mais saudável. Afinal, ele é conhecido por ser fonte de proteínas, tanto em qualidade como quantidade.
 
Também costuma apresentar baixo teor de gordura e bons índices de vitaminas, minerais e, principalmente, ácidos graxos da família ômega 3.
 
Geralmente, os pescados apresentam lipídios eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA), sendo que seu consumo está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e a funções importantes nas fases iniciais do desenvolvimento humano.
 
Em relação às carnes de aves e vermelha – bovina e suína –, a fácil digestão e os benefícios provocados ao sistema cardiovascular são aspectos que favorecem o pescado, como aponta o nutricionista Marcello de Lima Baima, coordenador de Qualidade de Vida e Assistência Psicossocial da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
 
“A melhor digestibilidade está relacionada a estrutura das proteínas, que apresentam fibras mais curtas e menos tecido conjuntivo, facilitando a ação das enzimas digestivas, por esses fatores relacionados, o pescado apresenta a carne mais macia e necessita de menor tempo de cozimento”, afirma Baima, destacando a facilidade no cozimento do pescado como um fator que poderia intensificar o seu consumo.
 
Gordura boa
 
Peixes apresentam menor quantidade de gorduras saturadas, que está relacionada ao risco de doenças cardiovasculares
 
De acordo com o especialista, “a indicação de maior consumo de carnes brancas (peixes e aves) em relação à vermelha está em associada ao tipo de gordura que ela apresenta. Os peixes apresentam menor quantidade de gorduras saturadas, que está relacionada ao risco de doenças cardiovasculares e maior teor de gordura insaturadas (mono e poli-insaturadas) em relação às outras carnes”.
 
“As gorduras poli-insaturadas do tipo ômega 3 e ômega 6; e as monoinsaturadas, ômega 9; possuem propriedade funcionais como a redução da absorção do colesterol no intestino e propriedade anti-inflamatória. A quantidade destes nutrientes variam de acordo com a espécie, mas de maneira geral, há sempre vantagem do consumo de pescados em relação a outros tipos de carnes”, acrescenta o nutricionista.
 
O pescado também é, em geral, uma boa fonte de ferro, cálcio, fósforo, iodo e cobalto e ainda de vitaminas do complexo B, cujo conteúdo é comparável ao encontrado em carnes de mamíferos, e também de vitaminas A e D, no caso de peixes, como a sardinha, salmão e cavala, considerados mais gordurosos.
 
Por essas e outras razões, “os pescados devem ser incluídos com uma frequência maior em nossa alimentação para que possamos nos beneficiar da qualidade nutricional que essa proteína possui”, reforça Baima.
Fonte:  Site  A Lavoura