Carregando...

RN terá plano de incentivo à interiorização da carcinicultura em 2024


A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que o governo vai elaborar um plano de incentivo à interiorização do camarão no Rio Grande do Norte em 2024. "Os estudos já estão em curso e quero convocar as entidades e as associações porque no ano que vem o Rio Grande do Norte vai implementar um ousado programa estadual de interiorização da carcinicultura potiguar”, disse. O anúncio foi feito na noite da terça-feira (14), durante a cerimônia de abertura da 19ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam).

 
Ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura MPA), André de Paula, a governadora destacou que a iniciativa terá participação também do MPA e financiamento do Banco do Nordeste. "Portanto, com apoio incondicional do Ministério da Pesca, nós vamos determinar ao Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) todo o trabalho de simplificação do processo de licenciamento ambiental", fala.
 
A cerimônia de abertura reuniu diversas lideranças setoriais, políticas, empresas, instituições educacionais e produtores na noite desta terça-feira, no Centro de Convenções de Natal.
 
Programação
 
Organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a programação da Fenacam 2023 começou na quarta-feira (15) e vai até o dia 17. No dia 16, além das palestras nos Simpósios Internacionais, mais duas sessões técnicas, das 14h30 às 18h, trarão os temas: “O Impacto de laboratório de diagnóstico de enfermidades de crustáceos, com Sistemas de Gestão de Qualidade" e “Diálogo Aquícola: unindo forças para o futuro da aquicultura brasileira".
 
Já no dia 17, os participantes ainda terão a oportunidade de acompanhar 16 palestras (8 no Simpósio Internacional de Carcinicultura e 8 no Simpósio Internacional de Aquicultura).
 
Também faz parte da programação dos três dias de eventos a realização da XIX Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Insumos para a aquicultura. A feira terá a participação de empresas nacionais e internacionais que representam os principais segmentos relacionados com geração de tecnologias, produtos, insumos e serviços.
Por  Seafood Brasil
Foto: Divulgação