Notícias
Seafood Show Latin America: Mais um passo rumo ao topo
A Seafood Show Latin America encerrou sua 2ª edição com sucesso, batendo recordes e caminhando para se estabelecer como a principal feira de negócios da América Latina voltada para o mercado de pescado. Entre os dias 24 e 26 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, o evento reuniu 100 marcas, testemunhando um notável aumento na participação do setor de food service e varejo.
Promovida pela Francal Feiras em parceria com a Seafood Brasil, a programação abrangente incluiu lançamentos de produtos, apresentações de tecnologias e palestras nacionais e internacionais. A 2ª edição foi marcada por aulas shows, festival de gastronomia japonesa, premiações, rodadas de negócios e contou com a presença de autoridades e principais players do mercado. A cerimônia de abertura reuniu lideranças setoriais, políticas e institucionais.
Durante seu discurso na solenidade de abertura, Ricardo Torres, editor da Seafood Brasil, celebrou a materialização mais uma vez desse sonho. “Esse evento é o produto dos sonhos de todos nós que estamos aqui hoje e com uma feira deste porte e para este entrave que é puxar a comercialização de pescado na América Latina”, falou.
André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) destacou a importância que o evento tem para discussões no Congresso para novas políticas públicas. “Hoje foi falado de o pescado ser integrado à cesta básica e no início da minha caminhada, a aquicultura nacional me passou como prioridade a isonomia tributária como os suínos e aves. Questões como essas tem no Congresso Nacional o seu polo principal de debates e questões comuns para criar um espaço orçamentário no Ministério que nos permite políticas públicas como essas de apoiar eventos da importância que este tem [Seafood Show] que passem pela política.”
O recém nomeado secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, aproveitou a oportunidade para falar diretamente ao setor sobre o desejo de apoiar e incentivar o crescimento do segmento. “O setor é muito importante para a secretaria e claro que temos a missão de apoiar e ouvi-lo”, completou.
Resultados que falam por si
Os números revelam o sucesso da 2ª edição da Seafood Show Latin America. Com 3.300 profissionais visitantes, houve um aumento significativo de 43% na participação do food service, 37% no varejo, 16% em importadores e 2% em distribuidores. O evento contou com a presença de 100 marcas expositoras, representando nove países, ocupando um espaço de 5.000 m².
A Rodada de Negócios, destaque do evento, reuniu 21 empresas fornecedoras e 17 compradoras, gerando expectativas de mais de R$ 21,4 milhões em volume de negócios nos próximos 12 meses. Valeska Oliveira, Head de Produto da Francal Feiras, anunciou que, para 2024, a feira será realizada no Distrito Anhembi, de 22 a 24 de outubro. "Com o sucesso de 2023, vamos planejar um evento em um local ainda maior para que possamos ampliar a feira com mais expositores e conteúdo, gerando assim, mais negócios para o mercado de pescado", contou Oliveira.
Prêmios e reconhecimentos
O Global Reception, coquetel de confraternização oficial do Seafood Show 2023, foi palco do Prêmio Seafood Innovation Show, que contou com os seguintes vencedores:
1º LUGAR - Brazilian Fish com a coxinha de tilápia
2º LUGAR - Frescattto com o arroz de polvo
3º LUGAR - Noronha Pescados com os Maritos
Além disso, a cerimônia anunciou os ganhadores do 2º Prêmio dos Melhores Peixeiros do Brasil, que reconhece a excelência na exposição de pescado fresco nos pontos de venda. A noite foi marcada pela conquista de Heitor Marcatti e Cleriston Souza, representantes da peixaria Hermes Pescados.
Programação paralela
Além da exposição de produtos e serviços, a programação paralela da Seafood Show Latin America incluiu diversas apresentações e palestras importantes para o setor, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.
Com a apresentação “O status do comércio mundial de pescado”, Angel Rubio da Urner Barry pontuou que, seguindo a tendência de crescimento, a produção de pescado deve aumentar 32,8% até 2030 na América Latina, sendo puxada pela aquicultura.
Explorando novos horizontes
A diversidade marcou a exposição, com empresas como Karams, Fumar/Komdelli, Mar & Rio Pescados, Grupo Bello Alimentos, Qualimar e Bio Pescados da Amazônia apresentando inovações em seus produtos. O evento também proporcionou espaço para empresas de equipamentos, como Brusinox e MQ Pack, destacando a importância da logística apurada para o sucesso no setor.
Conectando pessoas e negócios: Podcast Seafood Brasil
A 2ª edição viu o lançamento do Podcast Seafood Brasil, reunindo comunicadores do setor. Ricardo Torres, Fábio Sussel, Fabi Fonseca, Letícia Baptiston e Tiago Bueno lideraram discussões envolventes, conectando fornecedores e consumidores de pescado.
Por Seafood Brasil
Foto: Reprodução
Promovida pela Francal Feiras em parceria com a Seafood Brasil, a programação abrangente incluiu lançamentos de produtos, apresentações de tecnologias e palestras nacionais e internacionais. A 2ª edição foi marcada por aulas shows, festival de gastronomia japonesa, premiações, rodadas de negócios e contou com a presença de autoridades e principais players do mercado. A cerimônia de abertura reuniu lideranças setoriais, políticas e institucionais.
Durante seu discurso na solenidade de abertura, Ricardo Torres, editor da Seafood Brasil, celebrou a materialização mais uma vez desse sonho. “Esse evento é o produto dos sonhos de todos nós que estamos aqui hoje e com uma feira deste porte e para este entrave que é puxar a comercialização de pescado na América Latina”, falou.
André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) destacou a importância que o evento tem para discussões no Congresso para novas políticas públicas. “Hoje foi falado de o pescado ser integrado à cesta básica e no início da minha caminhada, a aquicultura nacional me passou como prioridade a isonomia tributária como os suínos e aves. Questões como essas tem no Congresso Nacional o seu polo principal de debates e questões comuns para criar um espaço orçamentário no Ministério que nos permite políticas públicas como essas de apoiar eventos da importância que este tem [Seafood Show] que passem pela política.”
O recém nomeado secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, aproveitou a oportunidade para falar diretamente ao setor sobre o desejo de apoiar e incentivar o crescimento do segmento. “O setor é muito importante para a secretaria e claro que temos a missão de apoiar e ouvi-lo”, completou.
Resultados que falam por si
Os números revelam o sucesso da 2ª edição da Seafood Show Latin America. Com 3.300 profissionais visitantes, houve um aumento significativo de 43% na participação do food service, 37% no varejo, 16% em importadores e 2% em distribuidores. O evento contou com a presença de 100 marcas expositoras, representando nove países, ocupando um espaço de 5.000 m².
A Rodada de Negócios, destaque do evento, reuniu 21 empresas fornecedoras e 17 compradoras, gerando expectativas de mais de R$ 21,4 milhões em volume de negócios nos próximos 12 meses. Valeska Oliveira, Head de Produto da Francal Feiras, anunciou que, para 2024, a feira será realizada no Distrito Anhembi, de 22 a 24 de outubro. "Com o sucesso de 2023, vamos planejar um evento em um local ainda maior para que possamos ampliar a feira com mais expositores e conteúdo, gerando assim, mais negócios para o mercado de pescado", contou Oliveira.
Prêmios e reconhecimentos
O Global Reception, coquetel de confraternização oficial do Seafood Show 2023, foi palco do Prêmio Seafood Innovation Show, que contou com os seguintes vencedores:
1º LUGAR - Brazilian Fish com a coxinha de tilápia
2º LUGAR - Frescattto com o arroz de polvo
3º LUGAR - Noronha Pescados com os Maritos
Além disso, a cerimônia anunciou os ganhadores do 2º Prêmio dos Melhores Peixeiros do Brasil, que reconhece a excelência na exposição de pescado fresco nos pontos de venda. A noite foi marcada pela conquista de Heitor Marcatti e Cleriston Souza, representantes da peixaria Hermes Pescados.
Programação paralela
Além da exposição de produtos e serviços, a programação paralela da Seafood Show Latin America incluiu diversas apresentações e palestras importantes para o setor, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.
Com a apresentação “O status do comércio mundial de pescado”, Angel Rubio da Urner Barry pontuou que, seguindo a tendência de crescimento, a produção de pescado deve aumentar 32,8% até 2030 na América Latina, sendo puxada pela aquicultura.
Explorando novos horizontes
A diversidade marcou a exposição, com empresas como Karams, Fumar/Komdelli, Mar & Rio Pescados, Grupo Bello Alimentos, Qualimar e Bio Pescados da Amazônia apresentando inovações em seus produtos. O evento também proporcionou espaço para empresas de equipamentos, como Brusinox e MQ Pack, destacando a importância da logística apurada para o sucesso no setor.
Conectando pessoas e negócios: Podcast Seafood Brasil
A 2ª edição viu o lançamento do Podcast Seafood Brasil, reunindo comunicadores do setor. Ricardo Torres, Fábio Sussel, Fabi Fonseca, Letícia Baptiston e Tiago Bueno lideraram discussões envolventes, conectando fornecedores e consumidores de pescado.
Por Seafood Brasil
Foto: Reprodução