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Seafood Show Latin America movimentou o setor de pescado em São Paulo
A 2ª edição da Seafood Show Latin America, maior feira de negócios da América Latina focada na comercialização de pescado, movimentou o setor de pescado em São Paulo. Realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, o evento foi palco de lançamentos de produtos, apresentações de tecnologias e palestras nacionais e internacionais. Além disso, a programação contou com aulas shows, festival de gastronomia japonesa, premiações, rodada de negócio e a presença de diversas autoridades e players nacionais e internacionais do mercado.
Na abertura, André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) debateu a volta do ministério e a importância dos eventos para o setor. “Considero a Seafood Show uma das mais importantes feiras da América Latina. O Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil foi criado para tornar o potencial do setor em realidade, com o objetivo de alimentar todos os brasileiros, inclusive queremos incluir peixe na cesta básica, além de isentar o pescado de taxações. Juntos fazemos a diferença!”, afirma.
Promovida pela Francal Feiras em parceria com a Seafood Brasil, a programação contou com três dias de imersão, apresentando as principais e mais importantes novidades e conteúdos sobre o setor. “Hoje somos 100 marcas expositoras, de nove países, em cinco mil metros de área de exposição, mostrando a importância do mercado de pescado e como feiras como Seafood Show Latin America são importantes para movimentarem todo o setor”, explica o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala.
A 2ª edição da Seafood Show Latin America também contou com diversas palestras com discussões importantes para o setor e a abertura trouxe os status do comércio mundial de pescado, com a presença de Angel Rubio, analista sênior da Urner Barry. Ele explicou as variações de preços nos diferentes países e cito, como exemplo, o salmão chileno, destacando como a espécie tem um valor diferenciado para os Estados Unidos e para o Brasil. Além disso, falou da produção e consumo de lagosta e tilápia ao redor do mundo.
O talk show “As commodities do pescado – salmão, tilápia, camarão, bacalhau e peixe branco”, contou com a participação de Esteban Ramirez, gerente geral do Instituto Tecnológico del Salmón da SalmonChile, que comentou sobre a exportação de salmão do Chile para o Brasil. Conforme ele, essa exportação teve crescimento de 33% de 2019 a 2023.
Já Pablo Basso, da Câmara de Armadores de Pesqueros e Congeladores da Argentina (C.A.Pe.C.A.), destacou as dificuldades em exportar para o Brasil devido às questões impostas pela vigilância sanitária para autorizar produtos vindos de lugares como a Argentina.
O evento ainda teve um dia com destaque para a gastronomia japonesa, uma das grandes alavancas do setor de pescado. Jun Sakamoto, chef sushiman e empresário, Felipe Katata, gerente comercial da Mitsubishi Brasil e Luizinho Hirata, presidente da Abrasel SP e Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa debateram sobre a cadeia de suprimentos para restaurantes, do cultivo à mesa do consumidor.
Uma das questões levantadas por Sakamoto foi a ineficiência brasileira em produzir o que precisa, consumindo pescado de outros países que poderiam ser produzidos aqui. O chef também falou sobre a rede de impostos, tributos e taxas que encarecem o negócio. Já Hirata falou sobre o consumo de pescado, que apesar de ser mais saudável, ainda é pouco presente nos cardápios dos restaurantes, que poderiam contribuir para o aumento do consumo com o preparo de mais opções de refeições.
Premiações
A Global Reception, coquetel de confraternização oficial do setor, foi a oportunidade para networking entre os presentes e para reconhecer e destacar as inovações na indústria de pescado com o Prêmio Seafood Innovation Show.
Nesta edição, os vencedores foram: em primeiro lugar, Brazilian Fish, com sua coxinha com tilápia; segundo lugar para Frescatto com arroz de polvo e, em terceiro lugar, a Noronha Pescados com maritos.
O momento também apresentou os vencedores do 2º Prêmio dos Melhores Peixeiros do Brasil, que, durante a feira, realizaram a melhor exposição de pescado fresco no ponto de venda. Os vencedores da edição foram Heitor Marcatti e Cleriston Souza, da peixaria Hermes Pescados.
Na abertura, André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) debateu a volta do ministério e a importância dos eventos para o setor. “Considero a Seafood Show uma das mais importantes feiras da América Latina. O Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil foi criado para tornar o potencial do setor em realidade, com o objetivo de alimentar todos os brasileiros, inclusive queremos incluir peixe na cesta básica, além de isentar o pescado de taxações. Juntos fazemos a diferença!”, afirma.
Promovida pela Francal Feiras em parceria com a Seafood Brasil, a programação contou com três dias de imersão, apresentando as principais e mais importantes novidades e conteúdos sobre o setor. “Hoje somos 100 marcas expositoras, de nove países, em cinco mil metros de área de exposição, mostrando a importância do mercado de pescado e como feiras como Seafood Show Latin America são importantes para movimentarem todo o setor”, explica o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala.
A 2ª edição da Seafood Show Latin America também contou com diversas palestras com discussões importantes para o setor e a abertura trouxe os status do comércio mundial de pescado, com a presença de Angel Rubio, analista sênior da Urner Barry. Ele explicou as variações de preços nos diferentes países e cito, como exemplo, o salmão chileno, destacando como a espécie tem um valor diferenciado para os Estados Unidos e para o Brasil. Além disso, falou da produção e consumo de lagosta e tilápia ao redor do mundo.
O talk show “As commodities do pescado – salmão, tilápia, camarão, bacalhau e peixe branco”, contou com a participação de Esteban Ramirez, gerente geral do Instituto Tecnológico del Salmón da SalmonChile, que comentou sobre a exportação de salmão do Chile para o Brasil. Conforme ele, essa exportação teve crescimento de 33% de 2019 a 2023.
Já Pablo Basso, da Câmara de Armadores de Pesqueros e Congeladores da Argentina (C.A.Pe.C.A.), destacou as dificuldades em exportar para o Brasil devido às questões impostas pela vigilância sanitária para autorizar produtos vindos de lugares como a Argentina.
O evento ainda teve um dia com destaque para a gastronomia japonesa, uma das grandes alavancas do setor de pescado. Jun Sakamoto, chef sushiman e empresário, Felipe Katata, gerente comercial da Mitsubishi Brasil e Luizinho Hirata, presidente da Abrasel SP e Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa debateram sobre a cadeia de suprimentos para restaurantes, do cultivo à mesa do consumidor.
Uma das questões levantadas por Sakamoto foi a ineficiência brasileira em produzir o que precisa, consumindo pescado de outros países que poderiam ser produzidos aqui. O chef também falou sobre a rede de impostos, tributos e taxas que encarecem o negócio. Já Hirata falou sobre o consumo de pescado, que apesar de ser mais saudável, ainda é pouco presente nos cardápios dos restaurantes, que poderiam contribuir para o aumento do consumo com o preparo de mais opções de refeições.
Premiações
A Global Reception, coquetel de confraternização oficial do setor, foi a oportunidade para networking entre os presentes e para reconhecer e destacar as inovações na indústria de pescado com o Prêmio Seafood Innovation Show.
Nesta edição, os vencedores foram: em primeiro lugar, Brazilian Fish, com sua coxinha com tilápia; segundo lugar para Frescatto com arroz de polvo e, em terceiro lugar, a Noronha Pescados com maritos.
O momento também apresentou os vencedores do 2º Prêmio dos Melhores Peixeiros do Brasil, que, durante a feira, realizaram a melhor exposição de pescado fresco no ponto de venda. Os vencedores da edição foram Heitor Marcatti e Cleriston Souza, da peixaria Hermes Pescados.