Notícias
Secretaria da Pesca e Aquicultura se reúne com Prefeitura de Guaraí para fomentar a continuidade do Programa Trilha da Piscicultura no município
A Secretaria da Pesca e A secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, se reuniu com a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, com o secretário municipal de Administração, e produtores, na quarta-feira, 16, na sede do gabinete, em Palmas, para tratar da criação da Cooperativa de Pescadores CoopiGuaraí e da abertura de uma fábrica de ração e de um frigorífico, no município. Participaram também da reunião o secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Aires, e empresários do Rio Grande do Sul.
As ações fazem parte do Programa Trilha da Piscicultura, sancionado em setembro de 2024, pelo governador Wanderlei Barbosa, e fazem parte também do termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) e a Prefeitura de Guaraí, em 10 de junho de 2024, que visa a execução de ações coordenadas para desenvolver de forma ordenada e sustentável, a produção pesqueira e aquícola, a fim de transformar as atividades econômicas em fontes de renda e subsistência, em consonância com o Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura PNDA 2022/2032.
“A reunião realizada hoje foi para dar continuidade às ações já desenvolvidas no município de Guaraí, através do Programa Trilha da Piscicultura. Além da criação da CoopiGuaraí que vai ajudar os trabalhadores do setor pesqueiro, investidores pretendem abrir também uma fábrica de ração e um frigorífico para processamento do pescado produzido, o que vai fortalecer e muito a cadeia produtiva em todo o Estado”.
A secretária ainda ressaltou que a parceria entre a Sepea e a Prefeitura de Guaraí tem se mostrado de grande potencial. “Pra mim é super importante a parceria com a prefeita Fátima. Ela é uma prefeita empreendedora, que está numa cidade grande e vem fazendo trabalhos que realmente a gente vê que faz a diferença dentro daquela comunidade. Hoje nós temos ali em Guaraí, o fruto de uma parceria que está sendo desenhada para fortalecer os trabalhadores e inserir o pescado não só na merenda escolar, mas também dentro dos programas de P e nos mercados nacionais e internacionais”, finalizou.
A prefeita Fátima Coelho destacou a importância de fomentar o comércio local através da piscicultura, já que segundo ela, o município possui a melhor logística do Estado.
“Essa parceria é muito importante para Guaraí. Nós sabemos a importância que é fomentar o comércio local e somos a oitava cidade maior do Estado, com a melhor logística e nós vamos dar oportunidade agora para a piscicultura, com o apoio do Governo do Estado, da Bancada Federal, com certeza da nossa secretária Miyuki. Agora nós vamos fazer o acompanhamento técnico com empresários do Rio Grande do Sul, para que eles venham implantar em Guaraí um frigorífico, que com certeza vai gerar emprego e renda para o nosso município, além de levar também o peixe para a escolas e comunidade”.
Trilha da Piscicultura
Sancionada em setembro pelo governador Wanderlei Barbosa, a Lei 4508/2024, que institui o Programa Trilha da Piscicultura e Aquicultura, foi um passo histórico e importante para o desenvolvimento da cadeia do pescado no Estado. O Programa poderá desenvolver diversas ações que ajudarão no fomento da Pesca e Aquicultura e tem como objetivo geral, promover o desenvolvimento sustentável dos setores nos municípios tocantinenses, por meio de uma governança efetiva, participativa e da integração entre os elos que compõem ambas as cadeias produtivas, como forma de promover a geração de renda e a segurança alimentar.
Através da Lei, o Governo do Estado vai poder criar políticas públicas mais eficazes para o setor da Piscicultura e Aquicultura, que vão atender de forma direta mais de 25 mil pessoas que dependem da Bacia Rio Tocantins/Araguaia para trabalhar e para subsistência.
Por por Lucas Eurilio/Governo do Tocantins/Sepea
Foto: Divulgação