Carregando...

Sobre a sustentabilidade pesqueira


Nos últimos anos, temos usado ou ouvido cada vez mais o termo "sustentabilidade", mas o que isso significa?
O termo sustentabilidade origina-se do latim "sustentare", que significa manutenção, suporte e proteção.
Em um sentido amplo, sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou sistema que pode fazer com que dure um determinado período de tempo em um determinado estado, mas quando aplicada a elementos naturais, o que significa esse conceito?

O surgimento de conceitos e termos relacionados à sustentabilidade pode ser rastreado até os grandes eventos mundiais iniciados na década de 1970.
Esses eventos tiveram como foco a discussão de questões ecológicas globais, como a Conferência de Estocolmo (1972) e a Conferência do Meio Ambiente das Nações Unidas. "Meio Ambiente e Desenvolvimento" foi realizado no Rio de Janeiro em 1992 e foi denominado "Rio 92".
 
 
A inclusão do termo "desenvolvimento sustentável" no relatório "Nosso Futuro Comum" publicado em 1987 significa que o uso de recursos naturais por pessoas contemporâneas não prejudicará as necessidades das gerações futuras.
 
 
É um conceito muito abrangente e impreciso, mas ainda hoje é usado para expressar o uso equilibrado dos recursos naturais e está relacionado a uma mentalidade, atitude ou estratégia "ecologicamente correta".
 
 
O conceito de sustentabilidade é muito complicado porque resolve muitos problemas relacionados na sociedade, economia, meio ambiente e outros aspectos, incluindo um sistema integrado de ecossistema social.
 
 
Como parte da International Society for Ecological Economics, as atividades desenvolvidas neste sistema devem permitir o desenvolvimento da vida e da cultura humana, mas ao mesmo tempo garantir que o impacto das atividades humanas seja mantido no âmbito da prevenção de danos à natureza.
 
 
Ao analisar os conceitos em diferentes questões, podemos entender a sustentabilidade ambiental como a manutenção do meio ambiente e a disponibilidade de recursos naturais na terra.
 
 
A sustentabilidade económica está relacionada com a viabilidade económico-financeira de uma atividade, que se obtém através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, através de um conjunto de estratégias para promover a recuperação do capital financeiro, humano e natural da atividade.
 
 
A sustentabilidade de uma pescaria é um processo contínuo. Depois de serem certificadas pelo MSC, as pescarias são regularmente avaliadas e muitas são levadas a realizarem melhorias adicionais.
 
 
O conhecimento científico também melhora ao longo do tempo, e as pescarias são encorajadas a desenvolver novas maneiras de conservar os recursos marinhos para as gerações futuras.
 
 
Por fim, sustentabilidade social é um conceito que descreve uma série de medidas para garantir o bem-estar social, a qualidade de vida e a segurança na vida social de maneira justa.
Por Engepesca
Foto: Divulgação