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Tendências que têm moldado o setor de pescado em 2024
Apelo à sustentabilidade e consumo ético, rastreabilidade dos produtos pesqueiros, o crescimento do consumo domiciliar, sobretudo de salmão, a busca pela conveniência e as exigências da geração Z são algumas das principais tendências que estão moldando o consumo de pescado em 2024.
As informações são da pesquisa “Oceans of change: Seafood trends for 2024” realizada pelo Conselho Norueguês da Pesca (NSC), que identificou os fatores que influenciam o mercado global de pescado, que projeta atingir US$ 605,46 bilhões até 2029. Veja alguns desses fatores abaixo:
Sustentabilidade e consumo ético
A proteína aquática foi reconhecida por seu valor nutricional e potencial de alimentar a população global de forma sustentável e ética, especialmente em países em desenvolvimento. Este reconhecimento ocorreu na COP28, realizada em Dubai.
Assim, as empresas que adotam práticas sustentáveis podem atender ao crescente mercado de eco-consumidores, como aponta estudo da NOAA Fisheries.
Fidelidade à marca e país de origem
É cada vez maior a exigência de que os produtos do mar precisam de mecanismos que comprovem a legalidade da captura, produção ética e respeito ao meio ambiente, bem como o país de origem. Estes requisitos podem ser atendidos com a rastreabilidade dos produtos de pescado.
Neste cenário, o uso do QR code é uma grande oportunidade para informar os consumidores sobre o país de origem do pescado capturado, a malha de pesca utilizada, o sistema de produção empregado e a forma de preparo do produto.
O crescimento do consumo de pescado em casa
O crescimento do consumo de pescado em casa também é tendência, com destaque para o salmão. Um estudo da NSC’s Deep Dive revelou que 45% dos consumidores em 17 países informaram que consomem o peixe em suas residências. Em alguns países, o consumo domiciliar de salmão ultrapassa 70%. A Noruega lidera o ranking, com 85% do consumo ocorrendo nos lares.
No Brasil, China, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Tailândia e Vietnã, o consumo doméstico varia entre 45% e 50%. Nesses países, um terço do consumo de salmão ocorre em restaurantes e o restante via delivery.
Quando o consumo ocorre fora do lar, sushi, sashimi e poke são os produtos mais populares.
Ascensão da conveniência e dos petiscos
Conveniência é uma das grandes tendências de consumo para este ano. A tecnologia permite ao consumidor acessar produtos de alto padrão, seja por meio da entrega de sushi de restaurantes ou kits refeição e lanche de frutos do mar, que são saudáveis e nutritivos.
Fish jerky: lanche matinal saudável
Já os lanches e snacks de pescado também estão em ascensão. Nos Estados Unidos, o fish jerky (fatias de peixe desidratado) é uma opção saudável para petiscar, segundo a Euromonitor. A demanda por esses produtos continuará crescendo, mesmo com a compra nos ambientes digitais.
Com a expansão, o estudo indica que novos modelos de negócios digitais são necessários para vender esses snacks no comércio eletrônico. O comércio eletrônico global aumentou de US$ 18 bilhões em 2019 para US$ 30,5 bilhões em 2021.
Conservas de peixe: uma bela refeição
As conservas de peixe seguem em alta. A Fishwife, por exemplo, vende peixe enlatado e em embalagens atrativas e bem elaboradas que, somadas com a alta qualidade do produto, tornam as conservas um ítem de presente. Becca Millstein e Caroline Goldfarb são exemplos de empresárias que mergulharam neste segmento de mercado norte-americano, que vale mais de US$ 2,2 bilhões.
Produtos prontos para consumo e kits de refeição
Os kits de refeição de pescado são de fácil preparo e proporcionam mais qualidade, saúde e conveniência aos consumidores. Com refeições práticas, qualquer pessoa pode seguir uma receita e desfrutar de refeições de qualidade com menor esforço de planejamento e compra.
Inovações no congelamento de pescado
O congelamento através do Sistema Vivo de Células (CAS) é um avanço tecnológico que uma tendência que amplia o sabor e a preservação dos nutrientes do pescado congelado, como destaca o estudo da Frozen Foods. Conforme o NSC, este avanço pode mudar a percepção dos consumidores sobre a qualidade do pescado congelado já que a tecnologia CAS mantém o frescor, o sabor e o valor nutricional do pescado, mesmo após o congelamento.
Geração Z: Moldando o futuro dos frutos do mar
A geração Z, composta por jovens entre 12 e 27 anos, valoriza a produção e captura que respeitem o meio ambiente, as questões sociais e o comércio justo. Conforme o estudo, estes jovens, influenciados pela era digital, ansiedade climática, mudanças financeiras e a pandemia de Covid-19 têm o poder de moldar o comércio de pescado.
Os principais atributos buscados por essa geração são:
- Conforto digital: fazem escolhas baseadas em informações encontradas na internet;
- Pessimismo e ansiedade: devido às mudanças climáticas e condições econômicas desfavoráveis;
- Consumo climático: são consumidores inclusivos e progressistas, acreditam que suas escolhas podem deter ou intensificar as mudanças climáticas e promover a equidade.
“Oceans of change: Seafood trends for 2024”
“Oceans of change: Seafood trends for 2024” é a quarta edição da série anual de relatórios “Principais Tendências de Consumo de Pescados e Frutos do Mar”, que fornece uma visão completa das tendências que moldam o setor, destacando as mudanças de comportamento dos consumidores, os desenvolvimentos da indústria e outras informações. O relatório deste ano apresenta dados exclusivos dos mais recentes relatórios Deep Dive do Conselho, que identificam mudanças nas atitudes e de comportamento de compra em 17 países diferentes.
"Em alguns anos, uma única tendência vai dominar o caminho da indústria de pescado e frutos do mar. Em 2024, existe já um equilíbrio de tendências convergentes que influenciam e impulsionam umas às outras: tecnologia, inovação, sustentabilidade e a crise do custo de vida, para citar um pouco” indica Randi Bolstad, diretora no Brasil do NSC.
“Exploramos como essas tendências convergem e estão catalisando mudanças, e como a indústria pode aproveitá-las para beneficiar tanto as empresas quanto os consumidores. Este ano, incluímos no relatório insights e exemplos de líderes da indústria e inovadores, para fornecer inspiração e contexto para o mercado em todo o mundo”, completa.
Por Seafood Brasil
Créditos da imagem: Canva