Carregando...

Tilápia fresquinha e crocante


Um petisco de boteco que reina no Território dos Lagos em Minas Gerais. Experimente essa deliciosa tilápia crocante, receita publicada no Guia Sabores de Minas anos atrás.
 
Pescado Crocante
A paisagem de Furnas atiça os olhos e abre o apetite dos viajantes. Na região dominada pelo “marzão de água doce”, só mesmo almoçando um peixe preparado por quem entende do riscado. Onde ir? A resposta está no Bar do Manoel, em Campos Gerais, a 316 quilômetros de Belo Horizonte. Ponto dos amigos que se reúnem para jogar truco, uma partida de sinuca ou bater papo sem compromisso, o lugar é comandado pelo pernambucano Manoel Soares Cordeiro.
 
Sem muito lero-lero, ele sugere o prato batizado de tilapão do Cangerê. Para quem está chegando agora, Cangerê é o apelido que a cidade recebeu dos moradores. Tudo de bom. Na hora do preparo, o dono e cozinheiro tem alguns truques que garantem o sucesso. Misturar o fubá e a farinha de trigo e passar na tilápia, antes de fritá-la, assegura uma textura crocante. Para saber a temperatura exata da gordura, basta jogar uma bolinha do peixe com as farinhas no fundo da panela.
 
“Quando ela boiar, está na hora de fritar”, ensina. Bem servidos, pé na estrada que esse mar está para peixe.
 
Receita
Tilapão do cangerê
Da Série: Petiscos dos Botecos de Minas Gerais*
 
Ingredientes:
1 tilápia de 1 kg, descamada e limpa
Meia colher (de sopa) de tempero caseiro
Suco de meio limão
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
Preparo:
Cortar o peixe ao meio ou em porções e passar o tempero por dentro e por fora.
 
Juntar o fubá com a farinha de trigo e passar o peixe nessa mistura.
 
Fritar na gordura – não deve estar fervendo, nem fria – e depois pôr no escorredor ou em uma grelha, para tirar o excesso.
 
Para servir, colocar numa bandeja e enfeitar com alface, tomate, limão e maionese
 
Por  Territórios Gastronômicos
Foto: Divulgação