Carregando...

​Turismo religioso e cultural é impulsionado com festejos no mês de agosto


Os municípios de Natividade, Tabocão, Araguacema e Taguatinga são algumas das cidades do Tocantins que, no mês de agosto, reúnem milhares de fiéis que buscam renovar a fé e manifestam agradecimentos por graças alcançadas durante os festejos do Senhor do Bonfim.
 
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), presta apoio a esses eventos, visando incentivar e valorizar essas tradições. “O turismo religioso, além de celebrar a fé e a cultura local, fomenta toda uma cadeia que envolve hotéis, pousadas, restaurantes, comércio, transportes, ambulantes e venda de artigos religiosos”, pontua o secretário da Setur, Hercy Filho.
 
Programação:
 
Natividade
 
Com mais de 200 anos de tradição, o festejo do Senhor do Bonfim, na cidade de Natividade, a 231 km de Palmas, ocorre no período de 6 a 17 de agosto. O evento reúne milhares de pessoas durante o período da Romaria do Senhor do Bonfim na maior peregrinação religiosa do Tocantins.
 
Ao todo, são 23 km percorridos entre a cidade de Natividade e o povoado do Senhor do Bonfim. Durante a caminhada, relatos de milagres e graças atribuídas ao Senhor do Bonfim formam uma mistura de fé, religiosidade, história e cultura.
 
Tabocão
 
No município de Tabocão, a 158 km de Palmas, além do festejo do Senhor do Bonfim, que iniciou no dia 6 de agosto e prossegue até o dia 15 de agosto, ocorrem missas, procissão, batismo e programação cultural.
 
Araguacema
 
Os festejos do Senhor do Bonfim, em Araguacema, a 283 km da Capital, já é uma tradição celebrada há muitos anos, teve início no dia 6 de agosto e segue até o dia 15. Durante a programação, são realizadas as missas da Luz e Sertaneja, além do terço da misericórdia.
 
Taguatinga
 
Já no município de Taguatinga, a 466 km de Palmas, ocorre entre os dias 11 e 14 de agosto, os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, incluindo em sua programação as Cavalhadas, que relembram disputas político-religiosas medievais entre Mouros e Cristãos.
Por Wladimir Machado/Governo do Tocantins
Foto: Setur/Governo do Tocantins