Carregando...

​Uma das maiores empresas de proteína animal do mundo marca presença no setor da aquicultura



A empresa divulgou na quarta-feira (3) que o Tribunal Federal da Austrália aprovou a compra de 100% das ações da companhia australiana de aquicultura Huon, a transação tem valor de mercado de US$ 315 milhões (R$ 1,6 bi).A aprovação é a última necessária para a aquisição da companhia, que será efetivada em 17 de novembro de 2021, segundo a JBS.
 
Huon é a segunda maior empresa de aquicultura de salmão da Austrália com operações verticalmente integradas, situadas na Tasmânia, abrangendo incubatórios, aquicultura marinha, colheita, processamento, marketing, vendas e distribuição. Ao todo, a empresa possui 13 locais de produção e 3 unidades de processamento de produtos de valor agregado. O salmão, por exemplo, é vendido em filés e pode ser encontrado em embalagens a vácuo no varejo, assim como produtos defumados ou ovas de salmão.
Em março, a Seara, no Brasil, anunciou o início da distribuição de produtos no segmento de peixes e frutos do mar, com produtos como salmão, tilápia e camarão, entre outros. Agora, com a aquisição na Austrália, a JBS passa a ter produção própria.
 
 
“São 33 anos de experiência da Huon com uma produção sustentável, de alta tecnologia, produtos de qualidade superior amplamente reconhecidos pelo consumidor australiano, num setor com ótimas perspectivas de crescimento no mundo todo”, diz Tomazoni. Além da participação expressiva no mercado australiano, 15% da produção da Huon é destinada para exportação.
 
 “Trata-se de uma aquisição estratégica, que marca a entrada da JBS no negócio da aquicultura”, diz Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
As operações da Huon se destacam pelo monitoramento das atividades de seus locais de produção. Em 2014 lançou um painel interativo de sustentabilidade, na época uma iniciativa inédita em todo o mundo. Hoje a ferramenta inclui dados sobre o desempenho da empresa, investimento em pesquisas, além de informações sobre a fauna nos cursos d’água com que a Huon interage. A economia circular também é prioridade da companhia. Resíduos do processamento viram rações, petiscos para pets e vão para compostagem, se tornando base de fertilizantes.
 
Fonte: JBS
Foto: Divulgação