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Empresa quer fazer da tilápia o ‘frango d’água’


 Com a ambição de tornar a tilápia uma proteína mais presente no prato dos brasileiros, a Brazilian Fish, que tem sede em Santa Fé do Sul (SP), investiu R$ 200 milhões na ampliação de suas fábricas e no lançamento de novos produtos em seu portfólio este ano. “A gente vem inovando para tentar aproveitar 100% do pescado, a fim de agregar valor ao produto e possibilitar que a parte nobre da tilápia, que é o filé, se torne mais acessível. Ou seja, para que possamos transformá-la no ‘frango d’água’”, afirma Ramon Amaral, diretor da Brazilian Fish.
 
 
 
 
 
A empresa é parte do grupo Ambar Amaral, que controla também a Biotil Fertilizantes e a Raguife Rações. Juntas, as três companhias faturaram R$ 736 milhões em 2023. Para este ano, a meta do grupo é alcançar o primeiro bilhão, e os aportes realizados - que envolvem as três empresas - devem ajudar na concretização desse objetivo, diz Ramon Amaral.
 
Parte dos recursos investidos foi destinada à ampliação da planta da Brazilian Fish em Santa Fé do Sul, que deve ser concluída em abril do ano que vem. Com isso, a produção da empresa deve passar de 40 toneladas para 75 toneladas/dia nessa fábrica.
 
 
A companhia tem ainda outra unidade fabril em Santa Albertina (SP), que também está sendo ampliada. A previsão é que a obra seja concluída em julho do próximo ano, e a produção deve saltar de 15 toneladas diárias para 25 toneladas ao dia.
 
As fazendas de tilápias do grupo estão localizadas em Santa Fé do Sul, Rubinéia e Esmeralda, todas no Estado de São Paulo. De acordo com Amaral, em torno de 85% da produção é própria e os 15% restantes vêm de piscicultores parceiros, que produzem o peixe num sistema de integração, iniciado há quatro anos.
 
 
Nesse modelo, a empresa fica responsável por fornecer alevinos, ração e suporte técnico, que engloba orientações sobre a infraestrutura e a mão de obra necessárias para os produtores.
 
A Raguife Rações fornece o alimento utilizado no sistema de integração pelos piscicultores e também para a produção das fazendas da própria Brazilian Fish.
 
Afora os investimentos para ampliar a produção de tilápias, segmento em que atua há 17 anos, a Brazilian Fish também está estreando na comercialização de outros pescados. “Este ano, fizemos o lançamento de um novo mix de produtos, incluindo outros pescados dentro da marca”, conta o empresário.
 
Os novos produtos do portfólio são os importados polaca, salmão, merluza, cação e pescada branca — embalados com a marca Brazilian Fish —, que se juntam ao camarão, que a empresa já comercializa desde 2022. Conforme a empresa, o novo mix já rendeu um incremento de quase 7% no faturamento.
 
Os produtos da empresa são comercializados principalmente nos Estados de São Paulo e Goiás e na região Nordeste, mas há cerca de dois meses a Brazilian Fish iniciou operações comerciais também em Santa Catarina, Paraná, Roraima e Amazonas.
 
 
O grupo também vende ao mercado externo os pescados que produz — o filé de tilápia é o principal item de exportação. Em agosto deste ano, a empresa bateu recorde de embarques, com 20% da produção destinada ao exterior. E como peixe não é só filé, a Brazilian Fish também exporta as escamas e as peles da tilápia para o Japão.
 
O aproveitamento de diferentes partes da tilápia agrega valor ao pescado. E o grupo leva isso a sério. Em 2017, criou a Biotil Fertilizantes, que utiliza os resíduos da produção da tilápia como matéria-prima para produzir um biofertilizante. O insumo é destinado ao cultivo de grãos como soja e milho, além de cana, tomate, citros e pastagem.
 
Já a Raguife Rações foi fundada há 15 anos, inicialmente para produzir rações para alimentar os peixes criados na Brazilian Fish. Contudo, hoje, fornece também para outras fábricas, segundo o diretor Felipe Amaral.
 
Além de unidade em Santa Fé do Sul, a empresa de rações investiu também em uma nova fábrica em Bom Despacho (MG), devido ao crescimento da piscicultura em Minas Gerais. Também adquiriu uma área em Marechal Cândido Rondon (PR), para instalação de uma nova planta. A escolha se deve ao fato de que o Paraná é o maior produtor de tilápias do país.
 
Outro segmento em que a Raguife aposta é o de animais de estimação, por isso a marca acaba de expandir a produção com uma linha de rações para cães e gatos.
 
Por Carolina Mainardes — Ponta Grossa (PR) – Globo Rural
Foto: Divulgação